quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que é Roteirização?

No mundo competitivo atual termos como  racionalização, estoque zero, just-in-time, competitividade acirrada e exigência de qualidade elevada são palavras de ordem e dentro desse contexto o transporte representa um grande desafio de eficiência. Por sua natureza de distribuição espacial que geram dificuldades de planejamento e controle, a área tem sido renegada a um segundo plano.
Dentro de uma visão mais restrita, define-se roteirização como o processo de definição de roteiros, ou itinerários, onde a determinação do melhor caminho é matematicamente exata, objetivando a minimização das distância percorrida, do tempo despedido e do custo das operações.
Porém, a roteirização, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais veículos. Este processamento se aplica tanto a rotas urbanas como rodoviárias e o resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), com a conseqüente ordem de atendimentos a serem realizados. 


                                                                          Roteirização com mapas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário